quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Um dia de cada vez...

Cada dia na vida de uma pessoa que sofre de algum transtorno psicológico é um dia de lutas e vitórias... as vezes perdemos uma batalha, mas a guerra toda não está perdida!!!!

Hoje eu tive um dia muito bom! Consegui me controlar por muitos momentos, sempre que um pensamento / sensação ruim queria vir me dominar, eu pensava em coisas boas... talvez pq eu tive uma conversa mto boa com meu namorado ontem, que me alivou e me animou a fazer coisas novas para que eu saia dessa maré de crises e tudo mais...

Mas não consegui fechar um dia sem que uma crise tenha aparecido pelo menos uma pontinha... fui pra academia e no meio da aula de spinning veio uma sensação ruim, é uma agitação e vontade de ir embora, que não tem como ficar parada no mesmo lugar... então eu saí da bicicleta (cambaleando por causa dos exercícios) e fui embora...
No caminho comecei a pensar em coisas que me deixassem tranquilas, em fazer planos, em aceitar como eu sou e a forma com que lido com esses pensamentos e sentimentos... para que eu possa entender um pouco de tudo o que acontece...
Quero tomar 3 ideias para minha vida daqui pra frente... 3 idéias que o homem que eu amo me ajudou a formular e que certamente me ajuda nos momentos de crise:

1) Aceite certas coisas, são naturais. Compreenda.
Para uma pessoa que sente SP não é tão simples assim. Aceitar que vc tem uma fragilidade psicológica, desestrutura totalmente o seu ser e o seu dia a dia passar ser uma batalha interna constante...
Mas o fato de você se conhecer o suficiente para saber como sua mente funciona e aceitar isso, eu acredito que é um ótimo primeiro passo para a cura!!!!!
É natural as pessoas sentirem certos medos e serem inseguras... pq eu não posso ser assim também?
Tanto posso, que eu sou, mas eu sinto de uma forma mais intensa do que o resto das pessoas... e isso faz de mim uma pessoa diferente, e eu aceito isso!

2) Pense fora da caixa. Inove. Veja por outra perspectiva, sempre!
Esse talvez seja o mais difícil dos três lemas, pois quando se está no problema, não se consegue ver mais nada além dele mesmo... ele te sufoca, ele te domina, ele te prende como se nada mais fosse voltar a ser normal....
E é justamente nessa hora que se deve trabalhar a mente e condicioná-la ao bem...
Hoje voltando pra casa uma crise quis tomar conta de mim, depois que o metrô que eu estava ficou sem energia bem no meio do túnel... a princípio, me deu um pavor mto grande de ficar ali parada, de o ar acabar e eu desmaiar e não ter ninguém pra me socorrer, de passar mal, sei lá.... mas eu tentei e redirecionei meu pensamento para o bem, as vezes eu não consigo rezar nessa hora, mas uma coisa simples me ajudou. Tenho várias fotos de bons momentos no meu celular, e eu comecei a olhar as fotos e tentar lembrar de cada momento e de cada sensação que aquela imagem me transmitia... e junto com isso eu pensava em coisas engraçadas, coisas alegres, momentos bons que te fazem prender a respiração sabe?
Isso é pensar fora da caixa. Ampliar sua visão, seus horizontes..
É nessas sensações que eu me prendo, que eu me forço muitas vezes a sentir, para saber onde estou e quem eu sou, e que tudo o que eu passei na minha vida, de bom ou de ruim serviram para que eu fosse quem eu sou hoje!

3) Faça alguma coisa. Menos palavras, mais ação!
Depois de entender e aceitar, depois de pensar fora da caixa é preciso tomar uma atitude para mudar essa situação.
Fazer alguma coisa que te dê prazer e sensação de segurança... algo que te traga paz e harmonia interior... É preciso ter sangue frio qdo se está no meio da crise e conseguir ter toda essa visão, mas tem que entender que é uma coisa que acontece aos poucos, uma vitória de cada vez... uma batalha de cada vez...
Minhas atitudes: eu tento ler, tento rezar, pensar em coisas boas que ocupem minha mente com felicidade e amor... ouvir uma música de que gosto muito...
Uma boa ideia também é sempre levar um caderninho e uma caneta para anotar o que se sente na hora da crise, o importante é por pra fora tudo o que me deixa inquieta... as vezes eu choro, as vezes dá vontade de gritar... e as vezes eu escrevo... e a idéia desse blog veio justamente disso.

Eu sou uma pessoa que preciso estar sempre me preocupando com alguma coisa, ocupando minha mente com alguma coisa... e pensando nisso, pensando em ter com o que me ocupar, decidi fazer alguma luta... arte marcial... buscar o equilibrio da mente e do corpo... ler um livro interessante, conversar com uma amiga que não vejo há tempos...

São as coisas simples que me trarão felicidade, que me trarão de volta... que me deixarão sentir e não ser atacada por tantas emoções...

Estou no momento das atitudes... de fazer acontecer para me libertar disso tudo...

Eu quero. Eu posso. Eu consigo.

Acho que falei demais, mas eu realmente precisava disso... desabafar é um dos melhores remédios para  quem sente coisas demais.

2 comentários:

  1. Parabéns pelo post! :D Continue assim... Toda longa jornada começa com um simples passo! =)

    ResponderExcluir
  2. Obrigada! Sabe que vc tem grande parte em todos esses pensamentos né?

    ResponderExcluir